Beber água influencia na hidratação da pele?
- paulacorrea4
- 14 de mai. de 2024
- 2 min de leitura

Para entender melhor esse conceito, vamos começar falando sobre um palavrão: perda transepidérmica de água.
Uma das funções mais importantes da pele é a proteção contra a perda de água, assim permitindo a vida humana em ambiente terrestre. Sem ela, nós, literalmente, evaporaríamos.
O estrato córneo (EC), camada mais externa da epiderme, compõe uma barreira entre a umidade interna e o ambiente externo com baixa umidade. Pode-se pensar nele como tijolos conectados por argamassa.
O nível de hidratação do EC depende dos agentes higroscópicos naturais dentro das células dessa camada - os Fatores de Hidratação Natural (NMF)- e os lipídios (gordura) entre as células.
Ao mesmo tempo, uma pequena proporção de moléculas de água constantemente se difunde através do EC, de dentro para fora. Essa difusão de água é chamada de Perda Transepidérmica de Água (TEWL do inglês).
Diversas estratégias são utilizadas no tratamento da pele ressecada. Acredita-se que a ingestão correta de líquidos também atua mantendo uma hidratação adequada da pele.
No entanto, pensando-se que a difusão de moléculas de água através do EC é, na realidade, um processo físico passivo, e que o transporte e manutenção da água são principalmente determinados pelas propriedades do EC, como conversamos aí em cima, essa relação não parece fazer muito sentido, não é?
Um estudo de revisão sistemática da literatura científica pesquisou as bases de dados de artigos científicos (Pubmed e Web of Science) acerca de todos os estudos já publicados sobre o assunto em adultos.
E o que eles descobriram?
Primeiramente: existe uma escassez de estudos de alta qualidade de evidência sobre o assunto.
Independentemente das limitações dos métodos dos estudos, os resultados indicam que uma ingestão aumentada de água pode aumentar a hidratação do estrato córneo, particularmente em indivíduos que bebiam pouca água previamente.
O possível mecanismo biológico que explica essa relação permanece desconhecido.
É sabido que uma maior ingestão de líquidos aumenta a quantidade de água na derme (segunda camada mais externa da pele, logo abaixo da epiderme) pois a água se acumula nessa camada. Uma maior quantidade de água armazenada nessa camada pode aumentar a quantidade de água na epiderme.
Contudo, uma visão tão simplificada desse tema pode estar equivocada, uma vez que a hidratação do estrato córneo (EC) depende primariamente dos Fatores de Hidratação Natural, das estruturas das células e dos lipídios entre elas. É improvável que esses parâmetros sejam alterados pela quantidade de água ingerida.
Uma possível explicação é a técnica de medição utilizada nos estudos para avaliar a hidratação da pele. Alterações na quantidade de água das camadas da pele podem aumentar a leitura do instrumento ao serem captadas pelo leitor. Assim, a leitura pode ser mais alta, mas a hidratação do EC não ter sido alterada.
CONCLUSÃO:
Parece não haver relação entre aumento da ingestão de água e a TWEL.
Ela pode aumentar a hidratação da pele e reduzir a secura, mas as evidências são fracas e a relevância disso clinicamente é incerta.
Portanto, USEM HIDRATANTES!
Obs: Atenção, a ingestão correta de líquidos é essencial para diversas outras funções do nosso organismo! Esse post é focado apenas na sua influência em relação à hidratação da pele!
Comments